Como lançar uma DAO no Power Protocol

WavesBrasil
4 min readApr 27, 2023

A função ChildDAO já está ativa no Power Protocol dApp. Agora, qualquer pessoa pode propor a criação de uma DAO e herdar os recursos exclusivos de segurança e responsabilidade do protocolo, enquanto descentraliza a governança de uma DAO.

Responsabilidade: O Power Protocol responsabiliza os governantes pelo cumprimento das metas propostas na criação de uma ChildDAO. Se cumprirem as metas, eles serão recompensados; caso contrário, eles poderão perder os tokens $POWER.

Segurança: Uma prestação de contas melhor traz mais segurança, pois dá aos investidores em ChildDAOs segurança de que os fundos que eles colocarem serão usados conforme o proposto.

Descentralização da governança DAO: ChildDAOs obtêm acesso à comunidade central de stakeholders da PowerDAO; pessoas com desejo ativo de participar da governança de uma DAO. Portanto, as ChildDAOs obtêm um recurso valioso para o seu sucesso — eleitores descentralizados e produtivos.

Este artigo explica como criar uma DAO no Power Protocol e como catalisar a comunidade PowerDAO, para gerar decisões de governança eficazes e responsáveis.

1) Começando com uma proposta de iniciação

Para começar, você deve criar um resumo para a sua ChildDAO, com a proposta de iniciação. Em seu resumo, você deverá considerar as 2 partes interessadas que precisará atrair para ter sucesso:

  • Governadores — holders de tokens $PWR para participar da governança da sua DAO
  • Investidores — holders de $WAVES para investir em sua DAO

Além disso, é importante também explicar a meta e os KPIs, para que ela acompanhada. Uma meta deve ser concisa, verificável de forma independente e com tempo definido.

Por exemplo, a TurkiyeDAO busca arrecadar US$ 1 milhão no tesouro até julho de 2023 para financiar a construção de uma escola na Turquia.

Modelo para fazer uma proposta de iniciação ChildDAO: https://app.power.tech/daos/3P5825BbZE2tMtdTWKzSdBttUQbGW7gfZw5

Não discutiremos o modelo em detalhes, pois você mesmo pode lê-lo. Em vez disso, vamos nos concentrar em como isso funciona e por que, para ter sucesso, você deve escrever uma proposta clara.

2) Atraindo Governadores

Cada proposta de iniciação deverá indicar os tokens $PWR que deseja colocar no stake. Esta é uma medida de descentralização; quanto mais $PWR solicitado para stake, mais descentralizada a DAO será.

Todos os que fazem stake de $PWR se tornarão parte do Comitê da Governança. Os governadores podem propor e votar formas de usar o tesouro da DAO. Eles também se tornam responsáveis pela entrega da meta.

O uso do tesouro da DAO deverá ser proposto à comunidade de governadores e julgado por eles se ajudará ou não a mover a DAO em direção ao seu objetivo. A aprovação ocorrerá se eles acreditarem que isso moverá a DAO em direção a meta.

Quando uma proposta do tesouro for aprovada, os governadores colocarão explicitamente seu dinheiro naquilo que declararam; fazendo stake do PWR na proposta, para alcançar a meta. Se a proposta não atingir a meta, os governadores e membros da comunidade podem propor o corte do stake daqueles que votaram a favor.

Como você pode ver, os stakes são altos para que os holders de PWR se envolvam em sua ChildDAO. Portanto, considerar e declarar um valor ao fazer sua proposta de iniciação.

3) Atraindo Investidores

Cada proposta de iniciação deverá indicar o valor que deseja levantar para o tesouro, a fim de atingir a meta. O Power Protocol tem uma função exclusiva para DAOs — manter em “escrow” os fundos do tesouro, até que um marco específico seja alcançado. Isso é chamado de “Período de Iniciação”.

O período de iniciação é um mecanismo de segurança para os investidores. Se a meta não puder ser alcançada sem um nível específico de financiamento do tesouro, os investidores não deverão desperdiçar o seu dinheiro, esperando que a meta seja atingida. Durante o período de iniciação, todos os fundos do investidor são mantidos sob custódia (“escrow”), até que a meta seja alcançada. Caso isso não aconteça, os recursos serão devolvidos integralmente aos investidores.

Esse mecanismo dá aos investidores a confiança de que seus fundos não serão perdidos ou mal utilizados. Isso significa que as DAOs poderão obter liquidez com propostas poderosas e envolventes, sem medo da apropriação indevida ou da custódia dos fundos dos investidores.

4) Declarando o valor da proposta

Cada proposta de iniciação busca atrair a atenção desses 2 grupos:

  1. Governadores, que farão stake do dinheiro e reputação deles na capacidade de discernir entre uma proposta boa e produtiva de uma proposta ruim, que faz mau uso dos fundos do tesouro.
  2. Os investidores que farão stake do dinheiro deles no conteúdo da proposta e se eles acreditam ou não que a meta vale a pena e é alcançável.

Portanto, os criadores de DAOs devem demonstrar claramente a proposta de valor para ambas as partes. Por que um governador deve fazer parte da sua DAO e por que alguém deve investir são questões fundamentais a serem respondidas na proposta de iniciação.

Normalmente, o motivo será o lucro distribuído a investidores e governadores. Portanto, os detalhes da distribuição devem ficar claros na proposta.

Uma nova era da governança descentralizada

O Power Protocol representa um avanço nos sistemas de governança descentralizada. Ao responsabilizar os governadores, o protocolo reduz o risco de conluio ou corrupção, como ocorre com a governança de token único. O aumento da responsabilidade protege os fundos dos investidores contra o uso indevido, já que os governadores estão no jogo. A funcionalidade “escrow” reduz o risco para os investidores que apoiam os objetivos da DAO, sabendo que, se a DAO não conseguir levantar capital, seus fundos serão reembolsados.

É hora de retomar o PODER! Siga a PowerDAO no Twitter, junte-se à comunidade do Telegram e comece hoje mesmo sua DAO em nosso website.

Faça parte da comunidade Waves Brasil!

Telegram
Twitter
Facebook
Instagram

Blockchain Waves

--

--